Yan Guaracy da Rocha, paraibano, em 2010 mudou-se para São Paulo onde vem desenvolvendo suas criações e hoje tem seu atelier no centro da cidade. Trabalhou com identidade de marca, visual merchandising, cenografia, produção para campanhas publicitárias, revistas de moda e desde 2016 dedica-se às artes plásticas.

Encontrou através da pintura a forma para exprimir as sensações que capta da vida e manifestar o seu impulso criador. Atualmente sua técnica é acrílico sobre tela e principalmente na experimentação de novos materiais, como metais, madeiras e telas sintéticas. Suas pesquisas cromáticas vem criando paletas que traz uma personalidade própria nas suas criações.

Na pintura, procura referências abstratas intuitivamente e através da observação e suas pesquisas estão associadas especialmente no modo como pensa, vê e sente o mundo ao seu redor. A natureza, a cultura indígena, religião afro-brasileira e cidades, são alguns dos temas que investiga no seu processo criativo.

Em Fevereiro de 2019 fez sua primeira exposição individual “Matizes da Nossa Coroa”, na galeria Blanca Soto, na cidade de Madrid-Espanha.

Em 2019 fez residência artística no HANGAR em Lisboa-Portugal.

 --------------------------------------------------------------------

Busco referências abstratas através da observação como um veículo para explorar a luz e as condições em que a cor é capaz de se manifestar. Crio experiências cromáticas, com base especialmente no modo como penso, vejo e leio o mundo ao meu redor. São fluxos do íntimo plasmado em cores e formas no espaço pictórico.

Entendo a arte como troca, como uma conversa, uma chamada visual e logo uma resposta em quem a contempla. Nas pinturas geométricas crio frestas, são como rupturas e lacunas à serem preenchidas por expectativas do subconsciente.

 © 2023 by Agatha Kronberg. Proudly created with Wix.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Vimeo Icon
YAN GUARACY